Siga-nos:

Da região amazônica para o mundo

A origem do cacau se deu nas cabeceiras do rio Amazonas. A partir daí, os cacaueiros (árvore do cacau) se expandiram para duas regiões, originando dois tipos diferentes de cacau: Criollo, e o tipo encontrado no Brasil, chamado Forastero, o qual possui variedades específi cas, existindo assim, frutos com diferentes características.

A maior parte da produção mundial de cacau está localizada na Costa do Marfim, na África. Já a produção brasileira está localizada em maior parte na Bahia e no Pará.

Benefícios para Saúde

  1. Auxílio na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes
  2. Melhora do humor e da memória
  3. Alívio dos sintomas e dores da TPM
  4. Proteção para pele contra o envelhecimento

BENEFICIAMENTOS

Produtos e processos: uma trajetória

Quando se fala em matéria-prima, o cacau com certeza é uma das mais conhecidas no mundo todo. O derivado mais popular do cacau é o chocolate. Apesar disso, o aproveitamento integral do cacau resulta em outros produtos que também geram valor no mercado e investimento econômico.

Nibs

Nibs

Os nibs são pequenos pedaços amargos de amêndoas de cacau, utilizados para fabricar a manteiga e o chocolate. Hoje em dia os nibs são comercializados também como opção saudável de alimentação.

Torta de Cacau

Torta de Cacau

A torta é o produto que sobra da extração da manteiga. Após tratamento resulta em pó de cacau, utilizado para confeitaria e alternativa para alimentação saudável.

Manteiga

Manteiga

A manteiga de cacau é utilizada para produção de cosméticos, assim como para confeitaria, especialmente para produção do chocolate branco.

Líquor

Líquor

O líquor é a base líquida para a fabricação do chocolate.

Chocolate

Chocolate

Produzir seu próprio chocolate é ter um produto artesanal, diferenciado e mais saudável, apostando em novas tendências do mercado.

OS PROCESSOS PRODUTIVOS

O cacau pela Scottech

fluxograma-cacau-1

BEAN TO BAR

Respeito aos ingredientes e ao produtor

O movimento conhecido como “Bean to Bar” foi criado nos Estados Unidos. Traduzindo, “Bean to Bar” é, literalmente, “Grão para a barra”. Foi criado pensando em um único fabricante realizando todos os processos de fabricação do chocolate, desde o cultivo do cacau até a barra.

Com isso, o chocolate bean-to-bar é um produto diferenciado: o contato e experiência com os ingredientes e equipamentos é muito mais profundo. O produtor tem contato direto com todas as etapas de produção, criando assim, um processo de respeito aos ingredientes, dando atenção redobrada para cada um, valorizando aromas, texturas e sabores, sem atropelar etapas.

Diferentemente das barras de chocolate industrializadas, são produtos livres de altos teores de açúcar e aromatizantes, possuindo também grande concentração de cacau. A qualidade do cacau em si também é superior, devido ao fato da produção ser feita por um único fabricante, com maior controle e respeito ao cultivo do fruto.

O chocolate bean-to-bar nos conta uma história: cada barra de chocolate tem uma paleta de sabores e aromas diferente, pois cada localidade produtora possui diferentes frutos de cacau, ainda que sejam da mesma região. Os chocolates se tornam diferenciados e diversifi cados, e os consumidores experimentam sensações únicas e diversas.

A Scottech apoia o movimento e os produtores Bean to Bar, permitindo o acesso aos processos produtivos de forma sustentável ambientalmente e economicamente.

O Bean to Bar

Agrega valor a base do cacau cultivado por um único fabricante, gerando independência fi nanceira e justa remuneração, além de respeitar a história de vida do produtor e o sonho de negócio própio;

Aproveita integralmente todos benefícios do cacau: o produtor tem contato direto com todas etapas dos processos produtivos, podendo conhecer e aprimorar ainda mais a fabricação do produto e aproveitamento da matéria-prima;

Verticaliza os processos pois permite que o produtor tenha total controle e autonomia sobre os processos produtivos, podendo usufruir de todos os benefícios do cacau, não somente do chocolate.

EQUIPAMENTOS RELACIONADOS

Mesa de secagem é o equipamento que faz parte do processo de secagem das amêndoas do cacau.

A etapa da torra conta com a ação do torrador. É uma etapa opcional no caso do cacau, porém traz um diferencial para o produtor:

É um equipamento utilizado na etapa da moagem, a qual, no caso do cacau, faz parte do processo de fabricação do chocolate.

É o equipamento utilizado na etapa da prensagem, presente no processo de extração da manteiga de cacau.

É um equipamento que realiza moagem, mistura, refi no e conchagem no processo de fabricação do chocolate.

O filtro prensa é um equipamento que realizará a etapa de filtragem do óleo vegetal extraído.

O filtro prensa é um equipamento que realizará a etapa de filtragem do óleo vegetal extraído.

BrazilUSA